Adesivaço Taxidoor

Projeto “Diálogos” marca comemoração do Dia Internacional da Mulher no Colégio Montessori

Colaboradoras do Colégio Montessori recebem homenagem pelo Dia Internacional da Mulher

O Colégio Montessori homenageou, na noite de 08 de março, todas as suas colaboradoras pela passagem do Dia Internacional da Mulher. O evento foi mais uma etapa do Projeto Diálogos do Serviço de Psicologia Escolar da instituição que se propõe a discutir temas relevantes para a sociedade como um todo.

O tema escolhido para ser trabalho nessa ocasião foi Empoderamento Feminino, assunto bastante atual e pertinente, visto que a Dia da Mulher surgiu para marcar a luta das mulheres ao longo da história por direitos e oportunidades iguais.

Apesar de ser um tema sério, as psicólogas Jalane Maia e Julliana Nicácio, conseguiram dar um tom leve e descontraído e trouxe à discussão assuntos como machismo, patriarcalismo, padrões de beleza, autoestima... sob o olhar do feminismo. As duas ainda produziram uma poesia intitulada EU SOU (vide abaixo) que foi lida ao final do debate, onde trazem suas origens mestiças femininas e como essas influências definiram suas personalidades e suas vidas.

Após a palestra, as colaboradoras puderam desfrutar de um lanche juntas. "Momentos como esse nos fazem sentir especiais e motivadas a sermos empoderadas sim", externou a colaboradora Niedja Torquato.

Desde já a direção agradece a presença honrosa de todas e deseja um Feliz Dia das Mulheres.

EU SOU

Sou filha da mulher negra
Sou neta do povo indígena
Sou mestiça, sou luta, sou vida

Sou a esperança de dias melhores e direitos iguais
Sou a certeza de quem sou e "bem me quero " mais

A mulher que habita em mim possui no sangue a luta de todas as suas ancestrais
Possui a bela e a fera, a flor e o espinho,
A dor e os novos caminhos
De quem se encontrou com o amor de si mesmo, enroscados de sossego e de paz

Eu sou de aço e de flores
Eu sou desejo e amores
Sou rocha, sou fibra, sou líquida e enfluidecida

Sou mãe, sou filha, sou menina, sou fera, muitas vezes ferida!
Prazer, meu nome é mulher
Meu sobrenome é resiliência

Sou a criação do bem-querer
Sou quem não Se deixa ser esquecida
Sou o avesso dos padrões
Sou a beleza pelo avesso
Sou a mulher, sou menina, sou flor, sou pedra, sou força em fragilidade.
Sou riso solto e a fim de sorrir
Sou cansaço e trabalho
Sou Ser estando só ou junto
Sou canção e poesia
Prazer, meu nome é mulher meu sobrenome é existência.