Ensino Médio

A proposta pedagógica para o Ensino Médio é elaborada pela nossa equipe de profissionais visando o aprimoramento dos conhecimentos científicos e tecnológicos, a formação integral e o exercício da cidadania. Atualizada todos os anos para acompanhar as mudanças do mundo atual, desenvolvendo as competências e habilidades de nossos alunos, estimulando a criatividade, a autonomia, levando-o a refletir e a expressar seus pensamentos, tornando-o cidadão crítico e participativo numa sociedade que cresce e muda em ritmo acelerado.

Desenvolvemos um trabalho pedagógico personalizado, que reconhece diferentes formas e ritmos de aprendizagem, respeitando a individualidade e proporcionando experiências práticas, permitindo a contextualização e a construção do conhecimento de forma prazerosa e significativa, possibilitando incentivo e prosseguimento no curso do Ensino Superior escolhido por cada aluno.

Trabalhamos com projetos, com objetivo de tornar os alunos participantes e responsáveis pelo processo de aquisição do conhecimento, além de resgatar valores como moral, ética, solidariedade, liderança, responsabilidade, perseverança, que são essenciais para a formação integral de um cidadão.

Nossos alunos do Ensino Médio participam ativamente das atividades desenvolvidas pelo Colégio, incentivados pelas aulas de empreendedorismo que faz parte da matriz curricular, para desenvolver a capacidade de organização, pró-atividade, iniciativa e criatividade, além de possibilitar o desenvolvimento das múltiplas competências e incentivar a entrada no mercado de trabalho com experiências práticas de atuação dentro e fora do ambiente escolar. Com o mundo cheio de desafios, proporcionamos o trabalho da inteligência emocional, desenvolvendo projetos, dinâmicas e vivencias, a fim de prepará-los para a vida.

Currículo

A matriz curricular é composta pelas disciplinas: Língua Portuguesa, Redação, Literatura, Matemática, Física, Química, História, Geografia, Biologia e Artes

Avaliação

A avaliação do processo de ensino-aprendizagem é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática, coerente com os princípios que embasam nossa proposta pedagógica, com os objetivos do Colégio e com as atividades desenvolvidas.Os alunos são avaliados através de instrumentos diversificados, observando, a parte cognitiva, a social e emocional. A devolutiva dessa avaliação é feita trimestralmente em reuniões grupais e individuais de pais e mestres, além dos atendimentos solicitados pelos pais/responsáveis ou pela coordenação pedagógica, em caso de necessidade. Os alunos fazem simulados para testarem a aprendizagem e para treinarem para os vestibulares.

Materiais Pedagógicos

Utilizamos o material didático do Sistema Ético de Ensino. Eles servem de apoio ao professor para que o mesmo possa desenvolver, junto ao aluno, pesquisas, projetos e trabalhos pedagógicos voltados para a proposta do Colégio.

Equipe Profissional

Temos uma equipe qualificada e em constante processo de atualização, preparada para desenvolver habilidades e competências nos alunos. Nossos professores contam com a orientação e supervisão de um Coordenador de Área e um Coordenador Pedagógico específico para seu nível de ensino.

Profissionais de Apoio

Contamos também com uma equipe multidisciplinar para apoio a pais e docentes, e desenvolvimento de um trabalho preventivo junto aos alunos, como orientador educacional, psicólogo e psicopedagogo.

Espaço Físico

Para proporcionar total bem-estar aos alunos, o Colégio tem os seguintes ambientes: Biblioteca; Quadra coberta e Centro Esportivo onde acontecem as aulas de Educação Física; Pátio coberto para atividades que necessitam de um maior espaço; Cantina utilizada na hora do lanche; Laboratório de Informática; Auditório com capacidade para 200 pessoas; Salas com recursos didáticos e banheiros adequados à idade e tamanho dos alunos.

Julliana Cíntia de Omena Nicácio

Psicóloga

Psicóloga Clínica e Escolar com pós-graduação em Gestão Escolar e Pedagogia Empresarial e em Psicologia e TEA (Transtorno do Espectro Autista).Trabalha com Educação desde 2010 e é professora da UNEB. Atua no Colégio Montessori desde 2016 atendendo alunos e familiares do Ensino Fundamental II e Médio.
E-mail: juliana@colegiomontessori.com.br
Ramal: 220

Emerson dos Santos

Coordenador Pedagógico

Licenciado em Ciências, Trabalhou no Colégio Montessori como professor de Biologia entre 2005 e 2007, retornou como Coordenador do Ensino Médio em 2010.
E-mail: emerson@colegiomontessori.com.br
Ramal: 212

Magda Cristiane de Souza Ancelmo Alves

Coordenadora Pedagógica

Pedagoga, há 21 anos trabalha no Colégio Montessori. Atuando inicialmente como professora, assumiu a coordenação do ensino médio desde 2003.
E-mail: magda@colegiomontessori.com.br
Ramal: 212

Maria Aparecida Alves Tavares

Psicopedagoga Institucional

Pedagoga e pós-graduada em Psicopedagogia Clínico-Institucional com capacitação em neuro-aprendizagem e neurociência da educação. Funcionária da instituição há 30 anos, exerceu a função de secretária escolar, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental, atuou como Orientadora Educacional do Ensino Fundamental II durante 7 anos.

E-mail: aparecidaalves@colegiomontessori.com.br
Ramal: 237

Deyse Luisa Rodrigues da Silva

Orientadora Educacional

Pedagoga e pós-graduada em Direito Educacional. Funcionária da instituição desde 2009 onde exerce a função de Orientadora Educacional do Ensino Médio.
E-mail: deyse@colegiomontessori.com.br
Ramal: 219