Colégio Montessori
O Colégio Montessori é uma instituição de ensino de caráter particular com uma trajetória de 37 anos de bons serviços prestados a comunidade de Paulo Afonso e região circunvizinha. Em seu papel educativo, busca fortalecer as relações baseadas no engrandecimento da família como célula-mor da sociedade e a formação integral do cidadão.

NOSSA HISTÓRIA
Tudo começou em 1985, quando a proprietária Marileide Queiroz recebeu em comodato o antigo escritório do hangar da CHESF(Companhia Hidroelétrica do São Francisco) para dar início a um sonho de fazer educação. Nascia assim a Escola Montessori, fundada com apenas 11(onze) alunos e um belíssimo ideal: formar cidadãos conscientes e aptos a intervir na sociedade.

1986 - A Escola amplia suas instalações com a construção de mais uma sala e um banheiro, a fim de atender os três períodos da pré-escola e acomodar melhor os seus 60 alunos.

Em 1987 continua crescendo e firmando conceito junto à comunidade. Mais salas são construídas e o quadro discente atinge a quantidade de 100 estudantes. Neste ano, inicia-se o estudo do Regimento Escolar para registro junto à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, almejando-se assim atender também o 1º grau, atualmente chamado Ensino Fundamental.

1988 - Com 120 alunos, 6(seis) professores, 2(dois) auxiliares, 1(um) jardineiro, 1(uma) zeladora e 1(uma) secretária, deu-se a construção de mais 2 (duas) salas. A escola entra com a documentação do Regimento Escolar na Secretaria de educação e transforma-se em micro empresa.

1989 - A Escola Montessori recebe autorização de funcionamento pela portaria de nº 2805 publicada no Diário Oficial de 31/05/1989 e passa a atender alunos de 1º grau (atual Ensino Fundamental).

Em 1990 inicia suas atividades letivas com uma perspectiva de 400 alunos matriculados nas séries respectivas da pré-escola e 1ª a 4ª séries do 1º grau.

2000/2001 - Expansão dos níveis de ensino. O colégio inicia a formação de turmas de 5ª a 8ª série oferecendo em seu currículo aulas de Inglês,Espanhol e Informática para alunos a partir dos 4 anos de idade.

Em 2003 através de processo licitatório, a Escola Montessori firma junto a CHESF, o contrato de funcionamento do imóvel denominado “Escola Adozindo Magalhães de Oliveira” destinado ao funcionamento de atividades educacionais do Ensino Fundamental de 1ª a 8ª série e Ensino Médio, visando fortalecer possibilidades de desenvolvimento acadêmico.

2008 - Com o encerramento do contrato com a CHESF, a unidade II do Colégio Montessori transfere-se para a Unidade Centro, sede da escola situada na Avenida Apolônio Sales, S/Nº na cidade de Paulo Afonso - BA, agora reformada e ampliada para proporcionar à clientela maior conforto e a certeza de continuar cumprindo trajetórias de sucesso.

Em 2010, aos seus 25 anos de história na educação Pauloafonsina, o Colégio Montessori emprega mais de 100 funcionários e atende mais de 1000 alunos matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Com o Lema MONTESSORI - 25 ANOS, UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO, o Colégio comemorou com desfile e em um grande evento artístico denominado MONTEARTES, a alegria de seu 25º aniversário.

Sob uma linha pedagógica eclética, visando desenvolver habilidades e competências e procurando dar embasamento necessário para a aquisição de um alicerce sólido na formação de caráter e senso crítico, o Colégio emprega atualmente 110 funcionários, entre equipe pedagógica, administrativa e de apoio, e atende mais de1000 alunos distribuídos nos turnos matutino e vespertino com turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Atualmente o Colégio Montessori tem 1071 alunos nos 3 segmentos de Ensino, que vão desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
O Colégio Montessori é a instituição educacional que mais cresce na região em estrutura de ensino. Nos últimos 4 anos a instituição já soma mais de 40 aprovações só em medicina, mantendo o maior índice em aprovações em Universidades Públicas e Privadas. Sendo a instituição educacional que mais cresce na região, o Montessori dispara no 1º lugar no Enem por 7 anos consecutivos entre os Colégios particulares da cidade e 8° lugar em Redação, na Bahia. Possui também o maior número de medalhistas em Olimpíadas Nacionais e Estaduais somando 150 alunos vitoriosos.
Em parceria com o Sistema Anglo de Ensino, o Colégio Montessori oferece o melhor preparatório da cidade, com ensino inovador e uma Equipe Pedagógica de alto nível.
Na missão de educar, somos mais que vencedores, porque além de ensinarmos as letras e os números, formamos cidadãos de bem, aptos a seguirem suas carreiras com muito êxito.

Aqui no Colégio Montessori, nós crescemos juntos.