Educação Infantil

O Colégio Montessori busca oferecer condições para que a criança possa descobrir, agir, modificar, construir, perguntar e socializar-se. Além disso, trabalhamos respeitando as diferenças e necessidades individuais, de modo a favorecer a formação integral do educando.

A Educação Infantil é uma das etapas escolares mais importantes para a formação e desenvolvimento social, emocional e intelectual do indivíduo. Por isso, nosso objetivo é estimular a criança desde a infância para o desenvolvimento de todas as suas potencialidades, e prepará-la para enfrentar um mundo que se transforma em ritmo acelerado.

Currículo

Além dos componentes da base comum (Linguagem, Matemática, Natureza e Sociedade e Educação Física), oferecemos aulas de Artes, Inglês e Informática. As aulas dos componentes da base comum e da parte diversificada são elaboradas de forma transdisciplinar e contextualizadas com recursos variados (histórias, músicas, rodas de conversa e filmes). A partir desse contexto propõem-se algumas estratégias como: brincadeira, jogo, dramatização, entre outras, que fará o educando vivenciar os conteúdos na prática, aprendendo de forma prazerosa e significativa.

Avaliação

A avaliação do processo ensino-aprendizagem é realizada de forma contínua, com uma análise diária do desempenho da criança, nos aspectos social, emocional e intelectual, respeitando o desenvolvimento dentro da faixa etária.

O processo de letramento/alfabetização começa ainda no maternal, quando as crianças já têm os primeiros contatos sistematizados com o universo da escrita, sendo assim, a partir das turmas de jardim l o desenvolvimento da escrita é acompanhado através de avaliações, sendo para que a equipe atue diretamente na dificuldade do aluno e estimule a evolução contínua.

Os responsáveis serão informados a respeito do desenvolvimento do educando nas Reuniões de Pais e recebem a ficha de avaliação individual de desenvolvimento social, emocional e intelectual do aluno.

Adaptação

A adaptação consiste numa série de passos que facilitam a entrada da criança na rotina escolar, pois sabemos que é gradativo o processo de fazer novas ligações afetivas.

Sempre acompanhada de perto pelos pais e sem um período determinado, uma vez que cada criança tem seu ritmo e cada família suas características próprias.

Materiais Pedagógicos

Utilizamos o material didático das editoras Ática e Scipione a partir do Grupo II. Este conteúdo serve de apoio ao professor para que o mesmo possa desenvolver, junto ao aluno, pesquisas, projetos e elaboração de trabalhos pedagógicos voltados para a proposta do Colégio.

Além disso, a lista de material do aluno (anual) fornecida pelo Colégio, deverá ser enviado de casa.

Equipe Profissional

Temos uma equipe qualificada, em constante processo de atualização e comprometida com a proposta pedagógica, preparada para desenvolver habilidades e competências nos alunos.

Nossos professores contam com a orientação e supervisão de um Coordenador Pedagógico específico para seu nível de ensino.

As turmas de Educação Infantil também contam com uma auxiliar de classe e professores especialistas nas aulas diversificadas.

Profissionais de Apoio

Contamos também com uma equipe multidisciplinar para apoio a pais e docentes, e desenvolvimento de um trabalho preventivo junto aos alunos, como psicólogo e psicopedagogo.

Espaço Físico

Para proporcionar total bem-estar aos alunos, o Colégio tem os seguintes ambientes: Biblioteca; Parquinho Infantil; Sala de Vídeos; Sala de Recursos Multifuncionais (SRM); Quadra coberta onde acontecem as aulas de Educação Física; Salas de aula com recursos didáticos; Banheiros exclusivos e adequados ao tamanho e idade das crianças e Pátio coberto para atividades que necessitam de um maior espaço.

Cíntia Kelly de Sá Santos

Coordenadora Pedagógica

Pedagoga e pós-graduada em Pedagogia Empresarial pela UNEB com Habilitação em Administração e Coordenação de Projetos Pedagógicos, trabalha no Colégio Montessori há 11 anos, onde exerceu a função de aux. administrativa, secretária, orientadora educacional (Fundamental I, II e Ensino Médio), e, atualmente, é Coordenadora da Educação Infantil.
E-mail: cintia@colegiomontessori.com.br
Ramal: 238

Jalane Moura Maia Bezerra

Psicóloga

Jalane Moura Maia é psicóloga escolar e clínica, especialista em psicossomática, atua no colégio Montessori como psicóloga escolar há 9 anos. É licenciada em psicologia pela Universidade Federal da Bahia há 10 anos e é especialista em psicossomática.
Email: jalane@colegiomontessori.com.br
Ramal: 239

Maria Aparecida Alves Tavares

Psicopedagoga Institucional

Pedagoga e pós-graduada em Psicopedagogia Clínico-Institucional com capacitação em neuro-aprendizagem e neurociência da educação. Funcionária da instituição há 30 anos, exerceu a função de secretária escolar, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental, atuou como Orientadora Educacional do Ensino Fundamental II durante 7 anos.

E-mail: aparecidaalves@colegiomontessori.com.br
Ramal: 237