Contando e cantando histórias: Projeto Contação de Histórias

I ciclo de reuniões de pais do Colégio Montessori

Cada Fase uma Aprendizagem: Pai presente, filho contente

Cada Fase uma Aprendizagem: Pai Presente, filho Contente é mais um projeto consolidado do Colégio Montessori que tem como principal objetivo trazer conhecimentos específicos de cada fase do desenvolvimento infantil, elencando os principais acontecimentos que podem interferir no curso do desenvolvimento saudável das crianças. Em um primeiro momento, o projeto é apresentado aos pais na primeira reunião de cada ano letivo, desde o grupo 2 da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental I, onde é explicado a importância do processo de adaptação de cada idade, respeitando as características de cada série. Esse projeto foi criado pela psicóloga da instituição, Jalane Maia, em 2008.

O projeto consiste em um trabalho para desenvolver as habilidades socioemocionais dos pais, colaborando para a autoestima, segurança, motivação para os estudos e equilíbrio emocional dos seus filhos. Salientando que o projeto se estende ao longo do ano, tanto nos atendimentos individuais, pelos psicólogos, quanto nas reuniões.

“A escola faz um trabalho de formação com as famílias, para que os pais adquiram habilidades de inteligência emocional e assim possam ensinar essas habilidades aos seus filhos. Essa parceria escola/família é o casamento perfeito, nós somos o complemento de uma educação de base que deverá ser a família”, explicou Jalane.

Os resultados positivos dessa parceira escola/família vêm crescendo significativamente, visto que os pais estão cada vez mais satisfeitos e presentes nos encontros.

“Acho de extrema importância do trabalho da escola em conjunto com pais, e acompanhando minha filha, eu sinto que o trabalho do professor é diferente do trabalho do pai, então se o pai depositar toda responsabilidade da criança para a escola, ela não se desenvolverá tão bem quanto com os pais estando presentes, colaborando, participando das atividades, da socialização. Então acho extremamente importante essa integração dos pais, da convivência dos alunos com os colegas.” Viviane Pinheiro, mãe de aluna 1º ano do Fundamental I.

Durante as reuniões alguns pais mencionaram a importância de estarem presentes nesses encontros, sobretudo de serem parceiros nessa caminhada. Em um depoimento emocionado, uma mãe relatou que quando criança sentia por não ter seus pais presentes nas suas reuniões. “É superimportante estar aqui hoje, faço questão de vir, não perco uma reunião”, Carla Thaisiane.