Aluno do Colégio Montessori é aprovado em 5 universidades

Reunião de pais do Ensino Fundamental II e Médio

Entenda como a agenda digital pode ajudar a comunicação entre escola e família

Você sabe o que é agenda digital? Talvez você até ouviu falar mas não sabe exatamente o que se trata. Aqui iremos ajudá-lo a entender melhor do que estamos falando.

Sabe aquela agenda de papel que as crianças levam para a casa depois da escola? Nela costumam vir informações sobre a criança, recados, convites para reuniões e eventos, enfim, diversos comunicados escritos ou colados nas páginas da agenda, que ao final do ano mal consegue ser fechada ou manuseada de tantos papéis extras colados.

Além disso, pode acontecer dos pais esquecerem de ler, as crianças esquecerem de mostrar ou perderem as agendas prejudicando o processo de comunicação. As consequências são diversas: os pais não comparecem às reuniões na escola, os alunos perdem eventos e podem sentir deslocados assim como são desconsideradas datas importantes como prazos para rematrícula, segunda chamada de provas, aulas extras, dentre diversas informações que são perdidas que geram conflitos e, principalmente aumentam a distância dos pais com a rotina escolar dos filhos.

Pensando nisso e no uso cada vez mais essencial de celulares e aplicativos para comunicação, a Agenda Digital surge como uma solução simples e segura para as instituições de ensino se comunicarem com alunos, pais e colaboradores através de smartphones e computadores.

Através dela, a instituição é capaz de enviar comunicados, convites para eventos e reuniões, lembretes, material didático e fotos para os usuários que quiser, quando quiser.

Pais, alunos e responsáveis também têm um canal de comunicação ágil e eficaz para se comunicar com a escola.

Veja outras vantagens:

Interação online
A geração atual de pais e responsáveis está cada vez mais ativa e ocupada. São pessoas que priorizam o que é prático e simples, algo que os auxiliem a conciliar as atividades diárias sem deixar de acompanhar o desempenho dos filhos na escola. Diante disso, a escola pode apresentar uma ferramenta de comunicação que permite os pais e responsáveis receberem as notícias, imagens e comunicados a qualquer momento e em qualquer lugar, acessando o celular ou a web.Trata-se de uma ferramenta que escolas em todo país estão adotando devido a sua inquestionável eficácia. Pais, alunos, professores, diretores, coordenadores – todos já têm familiaridade com o ambiente da internet, então aderir à agenda digital nada mais é do que tornar o dia a dia mais prático.

Rotina diária dos filhos
Por meio dela, os professores informam aos pais das crianças pequenas como está sendo a rotina diária do filho: se comeu no almoço (e o que comeu), se tirou a sonequinha da tarde, se tomou o medicamento na hora certa.

Resultado das provas

Só a agenda digital permite que os professores enviem no final da tarde o resultado da prova de matemática que o aluno do ensino médio fez pela manhã. Sim, tanto você como seu filho já podem comemorar a nota no jantar que farão juntos! (Ou pelo menos terem uma conversa séria, mas depois do jantar!).

Acesso remoto
Você pode acessar a agenda digital em qualquer lugar que esteja. No trabalho, pode ser no computador ou no smartphone. Se for a uma reunião à tarde, no intervalo de uma reunião, pode consultar o tablet que levou para fazer a apresentação, por exemplo.

Unificação dos canais de comunicação entre escola e família
Para as escolas que adotam a agenda digital, os benefícios também são muitos. Com a ferramenta, é possível unificar todos os canais de comunicação da escola com a família. Acabou o tempo em que a professora tinha que anotar o pedido da fantasia junina na agenda de papel e a diretora tinha que enviar um memorando convidando os pais e responsáveis para participar da mesma festa junina!

Ah, e sem falar que, depois, ainda vinha um terceiro papel, onde a costureira da escola orientava a mãe sobre o endereço daquela única loja do bairro que vendia os lenços de cor verde e de cor rosa, necessários para completar a fantasia.

A Escola em Movimento é uma das agendas digitais mais utilizadas nas escolas brasileiras (infantil, fundamental e ensino médio). Trata-se de uma tecnologia cuja aplicação é especializada em ambientes móveis (tablets e smartphones) e não apenas em computadores fixos.

Sua missão é a de promover a interação entre escola, família, professores e alunos, ou seja, a de concretizar a aproximação necessária entre todos os integrantes do universo escolar.

Para maiores informações, acesse o site: Escola em Movimento