Projeto Almocinho Saudável

Projeto Feira Livre

Projeto Super Cores: elas vão alegrar e colorir o seu dia

Parafraseando o educador e escritor Rubem Alves, devemos dar sabor ao nosso saber e ensinar os alunos a degustarem as coisas. E por que não as ensinar a degustar as cores? Foi esse o objetivo do Projeto Super Cores desenvolvido ao longo do ano pelas Tias Cris e Andressa no grupo 3 da educação infantil.

A utilização das cores como ferramenta pedagógica contribui para o desenvolvimento da criança, principalmente por meio do aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, audição, fala, entre outras funções.

Durante todo o ano foram desenvolvidas atividades como degustação de alimentos das cores trabalhadas; pinturas com giz de cera, tintas e lápis coloridos; a correlação entre as cores e os sentimentos e também com objetos da sala de aula e do mundo ao redor; e, na culminância, aconteceu a Festa das Cores onde as crianças e professoras vieram fantasiadas de super heróis e realizaram um desfile pelas dependências do colégio.

Para Jalane Moura, psicóloga escolar,o projeto é maravilhoso, pois além de trabalhar o conteúdo (cores), mexe com a fantasia e imaginação das crianças através dos super-heróis que sempre irão despertar bons sentimentos: amor, amizade, etc. A construção de valores nessa faixa etária é fundamental para o desenvolvimento sócio-moral saudável de nossas crianças.”