No sábado (16/02), o Colégio Montessori promoveu mais uma Formação Continuada para professores, nesta etapa, a Psicopedagoga Aparecida Tavares ministrou a Formação para as equipes pedagógica da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
A temática desenvolvida com dinâmicas, palestra, oficina e uma boa conversa, envolveu a todos numa reflexão sobre a importância da consciência fonológica como preditora no sucesso do letramento, bem como trouxe informações atualizadas de acordo com concepções científicas atualizadas sobre Dislexia, o transtorno específico na leitura, bastante comum nas salas de aulas.
Flôres (2011) acrescenta que uma das descobertas das Neurociências é a importância da Consciência Fonológica para descobrir quais dificuldades os alunos irão se defrontar no sistema alfabético e como poderão superá-las. Portanto, se faz importante a consciência fonológica, como habilidade preditora para um letramento bem-sucedido.
Dessa forma, “se faz importante o professor estar em constante evolução por meio da formação continuada, pois, esta representa um momento ímpar e rico para troca de vivências e experiências, aquisição e ampliação de conhecimentos específicos para bem atender as demandas pedagógicas atuais que apontam para a necessidade de inovar, dinamizar, enfim, adotar maneiras novas de ensinar, para otimizar caminhos de acesso a aprendizagem significativa dos alunos com, ou sem dificuldades no processo de leitura” , enfatiza a Psicopedagoga, estudiosa na área das Neurociências aplicada à educação.
A próxima formação para as equipes desta etapa acontecerá em março e será ministrada pela Psicóloga Jalane Maia.
Galeria de Fotos
A temática desenvolvida com dinâmicas, palestra, oficina e uma boa conversa, envolveu a todos numa reflexão sobre a importância da consciência fonológica como preditora no sucesso do letramento, bem como trouxe informações atualizadas de acordo com concepções científicas atualizadas sobre Dislexia, o transtorno específico na leitura, bastante comum nas salas de aulas.
Flôres (2011) acrescenta que uma das descobertas das Neurociências é a importância da Consciência Fonológica para descobrir quais dificuldades os alunos irão se defrontar no sistema alfabético e como poderão superá-las. Portanto, se faz importante a consciência fonológica, como habilidade preditora para um letramento bem-sucedido.
Dessa forma, “se faz importante o professor estar em constante evolução por meio da formação continuada, pois, esta representa um momento ímpar e rico para troca de vivências e experiências, aquisição e ampliação de conhecimentos específicos para bem atender as demandas pedagógicas atuais que apontam para a necessidade de inovar, dinamizar, enfim, adotar maneiras novas de ensinar, para otimizar caminhos de acesso a aprendizagem significativa dos alunos com, ou sem dificuldades no processo de leitura” , enfatiza a Psicopedagoga, estudiosa na área das Neurociências aplicada à educação.
A próxima formação para as equipes desta etapa acontecerá em março e será ministrada pela Psicóloga Jalane Maia.
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ASCOM