Quadro de Horário Fund. II e Médio 2017

Primeiro encontro de pais e mestres de 2017

Jornada Pedagógica 2017

O Colégio Montessori inaugura sua jornada pedagógica 2017 de maneira surpreendente, pois coloca como foco o tema da saúde emocional do profissional de educação. A abertura oficial aconteceu no dia 26 /01 com uma caminhada pelo centro da cidade em prol da saúde física e emocional de todos os colaboradores da instituição. O tema abordado “Saúde emocional do profissional de educação” faz alusão a campanha Janeiro Branco, que alerta sobre a importância dos cuidados a saúde mental e emocional do ser humano. Essa campanha está sendo alavancada por psicólogos e psiquiatras de todo o país, para trabalhar e valorizar os cuidados com a saúde mental que costumam ser tão negligenciados.

Durante a caminhada algumas paradas foram realizadas para realização de exercícios físicos e foi assim por todo o percurso até a chegada ao colégio, onde um café da manhã saudável foi servido para todos. Com as baterias recarregadas, o segundo momento da programação foi uma palestra motivacional com a pedagoga Thaís Rios com o tema, “A arte de educar está nas mãos do fazer de cada um”. Thais enfatizou a importância de todos os colaboradores no processo educativo dos alunos da instituição.

A interação entre a palestrante e os colaboradores foi muito positiva, “A palestra foi maravilhosa, engrandecedora, como a Thais falou: nós estamos em constante aprendizado, a cada dia aprendemos uma nova história. Essa semana pedagógica 2017 foi nota 10”, afirmou a cuidadora Ivoneide Rosa da Silva.

No segundo dia do evento, as psicólogas escolares Jalane Maia e Juliana Nicácio, realizaram a palestra “Fugindo da rotina do adoecimento”, onde realizaram um momento superdescontraído e informativo sobre a importância do profissional de educação cuidar de seus aspectos físicos e emocionais, já que o professor se encontra inserido no quadro das profissões de risco para desenvolver estresse, depressão e ansiedade. Em seguida, a fonoaudióloga Jussara Blunck falou da importância dos cuidados com a voz, visto que é uma das principais ferramentas de trabalho do educador. Deu dicas de posturas e exercícios para trabalhar e usar a voz de maneira adequada para evitar danos futuros.

Segundo relato da professora de Sociologia, Ana Cláudia, essa jornada foi a mais surpreendente de todas que ela já participou, pois estava se sentindo feliz e satisfeita em saber que a saúde física e emocional do professor necessita estar em primeiro plano. “Em todas as jornadas que participei sempre eram sinalizados aspectos da aprendizagem dos alunos, da avaliação, porém o bem-estar do professor nunca foi tão ressaltado como foi colocado nesse evento, estou realmente feliz e motivada para transformar a minha vida e minha saúde”.