Happy Holi Neon encerra ano letivo 2016 do Colégio Montessori

Aluno do Colégio Montessori é aprovado na Escola Sesc de Ensino Médio do RJ

Troco Likes: um turbilhão de emoções

Entre os dias 18/10 a 08/11, o SOE - Serviço De Orientação Escolar em parceria com o serviço de psicologia, promoveu o projeto de intervenção Troco Likes tendo como público-alvo os alunos do 9º ano e do Ensino Médio do Colégio Montessori. O projeto foi desenvolvido por Julliana Nicácio, psicóloga clínica e escolar, recentemente contratada pela instituição para atender os alunos do Ensino Médio e seus familiares.

O projeto foi criado a partir do surgimento de uma demanda desses alunos de um canal de troca de informações, de um espaço para falar sobre suas emoções e anseios. Daí surgiu o Troco Likes. A ideia é que o Troco Likes seja esse momento de troca de informações onde serão trabalhados vários temas ao longo do ano num momento divertido e dinâmico, em que os estudantes se sintam à vontade para compartilhar o que estão sentindo.

O Projeto funcionará como uma intervenção coletiva, dentro do processo escolar, visto que a psicologia não se propõe apenas a fazer intervenções individuais, clínicas.

Num primeiro momento foram realizados encontros em cada turma, onde se criou um ambiente descontraído para fugir do modelo de palestra ou sala de aula. A descontração e o compartilhamento das ideias com os estudantes propiciando um ambiente seguro no qual eles podem compartilhar suas emoções e sentimentos abertamente, de forma escrita ou falada.

“Apesar de ter como objetivo inicial a escuta e o compartilhamento das emoções dos adolescentes, fui surpreendida com a identificação e necessidade de escuta de cada um dos estudantes. Fez-me pensar o quanto é necessário que a escola e a família criem e/ou oportunizem esse espaço de escuta”, afirma Julliana Nicácio.