Case de sucesso com Bruno Arthur

Alunos do Ensino Fundamental - 3º ano - visitam Quintal Vivo

Identidade e autonomia na Educação Infantil

A construção da identidade e autonomia refere-se ao progressivo conhecimento que as crianças vão adquirindo de si mesmas. Na Educação Infantil, fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças é importante para ajudá-Ias a definir sua própria identidade, no conhecimento e na valorização de si mesmas.

A atividade foi realizada em parceria com as famílias que, juntos com seus filhos, realizaram pesquisas em álbuns de fotos, buscando imagens de quando eram recém-nascidos e de objetos que tiveram uma maior importância para a mãe e a criança. Estas fotos e objetos foram utilizados em sala de aula e em posterior exposição no pátio da escola entre os dia 07 e 08 de junho.

É necessário salientar que as crianças não nascem sabendo reconhecer suas particularidades, seu nome, sua família e a si mesmas, principalmente nessa fase (1, 2 anos) e assim é essencial o papel da escola neste processo de construção da identidade. Criar situações pedagógicas para as crianças distinguirem suas características, seus amigos, valorizar seu eu; tudo isto também os auxiliam na autoconfiança e valorização de diferenças e semelhanças.

Suzana Lima