Identidade e autonomia na Educação Infantil

Cor amarela: pintinho amarelinho

Alunos do Ensino Fundamental - 3º ano - visitam Quintal Vivo

A plantas e animais são essenciais para a manutenção da vida na Terra. E a responsabilidade de ajudar na manutenção da vida das espécies vegetais e animais cabe a todos nós, como preconiza o hábito 1 do programa O Líder em Mim - Seja Proativo.

Com o intuito de aliar prática à teoria, após a conclusão dos conteúdos estudados em sala de aula referentes a esse tema, as turmas do 3º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental tiveram uma aula de campo em um Quintal Vivo.

O Quintal Vivo é um local que abriga plantas e animais. Este, especificamente, localiza-se no quintal de uma família e serviu para que as crianças pudessem vivenciar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Ele abriga uma variedade de plantas e animais, tais como: mangueira, coqueiro, goiabeira, umbuzeiro, além de galinhas, marrecos, gansos, pavões e tantos outros.

As crianças puderam identificar diversas espécies vegetais e animais que nunca tiveram oportunidade de conhecer; degustar sucos das frutas e as próprias frutas e ainda tocar nos animais, o que tornou a aprendizagem muito mais significativa. Ainda foi possível observar que os alunos estão colocando em prática os hábitos do OLEM, através da responsabilidades com o meio ambiente e respeito pelo grupo.

O Colégio Montessori agradece à família que nos recebeu de forma tão carinhosa e parabeniza pelo trabalho dedicação ao cuidado dessas plantas e animais.