Próximo

Educação Infantil do Colégio Montessori anuncia: Alegre-se, sorria, a primavera chegou!

Próximo

Anterior

Vem aí o Monteartes 2014, com o tema The Best of Musicals

Anterior

Projeto Arte Popular valoriza artesãos regionais e desenvolve habilidades em linguagens artesanais

O projeto Arte Popular foi desenvolvido pela professora Cristelma de Paulo nas turmas dos 7º Ano A, B e C do Colégio Montessori. Aulas expositivas e de campo com visita ao Agappa, Centro Artesanal de Paulo Afonso, entrevistas, registros, relatórios, produções artísticas em oficinas de arte com pintura em tela, esculturas em argila, confecção de bonecas de panos, pipas e fantoches dinamizaram a disciplina de arte nos meses de agosto e setembro.
Os objetivos foram atingidos, a teoria e prática buscaram a valorização da arte popular brasileira e as manifestações da cultura expressas por artistas e artesãos da região oportunizando aos alunos desenvolverem habilidades artísticas em várias linguagens artesanais. Um dos pontos altos proporcionou a interação com as crianças da Educação Infantil que ouviram dos adolescentes maravilhosos contos no teatro de fantoche também confeccionado por eles. Houve na culminância uma belíssima exposição e empinar pipas na quadra do Centro Lindinalva Cabral descontraiu e resgatou com o colorido dos brinquedos, magia e diversão.
 “A arte popular faz parte de cada um de nós, ela retrata o universo folclórico nordestino em obras criadas por pessoas do povo mostrando aspectos de seu cotidiano e de suas crenças. Artistas que marcam esse contexto devem ser sempre lembrados: Di Cavalcanti, Carybé, Mestre Vitalino, Mestre-Miró e os inúmeros artistas populares espalhados por nossa cidade e todo Brasil”, enfatiza a professora Cristelma que feliz com o ótimo resultado, parabeniza seus alunos, agradece aos pais pelo apoio, acompanhamento e assessoria aos filhos nas propostas desenvolvidas e à Diretoria, artesãos e vendedores do Agappa e Centro Artesanal de Paulo Afonso.

Clique aqui e veja as fotos