Desfile culmina Projeto Primavera do Colégio Montessori

Conhecendo a cor verde com o Sapinho Cururu

A arte do convencimento

A atividade foi desenvolvida a partir do estudo sobre os Sofistas e a vida em sociedade. Segundo os Sofistas, se um indivíduo pudesse convencer todas as pessoas por meio das palavras, ele seria a pessoa mais poderosa do mundo. Os sofistas foram os primeiros professores profissionais do Ocidente que, entre outras coisas, refletiram sobre a arte humana do conhecimento.

Assim como para sofistas que ensinavam aos jovens os conhecimentos necessários para seguir a carreira pública, lançamos aos alunos dos 6º’s anos do EFII a proposta de colocar em prática a retórica, numa simulação eleitoral, cujas turmas se dividiram em chapas para elaborarem suas propostas. Feito isso, as chapas visitaram as turmas dos 7º’s anos para divulgar suas propostas.

Após este primeiro momento, foi marcada a votação para o dia 20. Todas as chapas se reuniram no auditório, onde proferiram seus discursos para os alunos/eleitores que em seguida votaram na chapa de sua preferência.

“Nesse período em que o nosso país se encontra, num momento de escolher seu governante, nossos alunos puderam analisar alguns problemas relacionados ao nosso país, levando em conta o ser humano e suas necessidades como cidadão, e entender um pouco de como se dá o processo eleitoral democrático”, explicou a professora de Filosofia Gleice Teixeira, idealizadora da atividade.

Suzana Lima - Assessoria de Comunicação