Edição 2018 dos Jogos Internos do Colégio Montessori promoveu interação e solidariedade entre o alunado

Banho de chuveirão no parquinho

Redação em Debate

Aconteceu na segunda (28/05), no auditório do Colégio Montessori, o Redação em Debate, projeto de intervenção do setor de psicologia sob a coordenação de de Julliana Nicácio.

O Redação em Debate tem como público-alvo os alunos do 3º ano do Ensino Médio e visa discutir temas relevantes para a sociedade como um todo e que podem ser assuntos de redação do ENEM 2018.

Participou deste primeiro encontro alunos do curso de Medicina da UNIVASF, o professor de educação física e triatela Kleber Nascimento, o professor de redação Deniel Martins e a psicóloga Julliana Nicácio. A ideia do projeto é discutir um assunto de relevância social para que os alunos, posteriormente, produzam redações sobre o tema.

O tema abordado foi a depressão, suas causas, diagnóstico, tratamentos e os tabus que envolvem este tema. Cada um dos convidados discute o tema sob o ponto de vista de sua profissão, compartilhando informações. Este primeiro momento serve para que os alunos tenham acesso ao maior número de informações e opiniões diversas.

“A partir do compartilhamento de conhecimentos e visões diversas, a capacidade de argumentação dos alunos é elevada. Assim, as produções textuais alcançam um alto nível e, consequentemente, os educandos sentem-se instigados a melhorar cada vez mais”, afirmou o professor Deniel.

Julliana Nicácio esclarece que o projeto pretendeu, além discutir a depressão como um possível tema de redação, esclarecer as dúvidas sob o ponto de vista clínico e/ou mesmo identificar nos alunos dificuldades emocionais e daí fazer a devida intervenção.

Suzana Lima