Corujão Esportivo 2017

Corujão Esportivo

Reciclar é bom, reutilizar é melhor e reduzir melhor ainda

Conscientizar seu alunado a respeito da importância dos cuidados que devemos ter para a manutenção da vida no planeta é papel de toda instituição de ensino. Pensando nisso, a professora do 5º ano do EFI Daniela Barbosa desenvolveu seu projeto sobre a reciclagem.

O projeto surgiu da necessidade de promover uma educação ambiental na escola, com os alunos e seus familiares, estimulando mudanças de hábitos e valores. Com este intuito, Daniela levou seus alunos para uma visita técnica à ARPA – Alternativa Reciclagem de Paulo Afonso.

A ARPA é uma Associação que desenvolve atividades de recepção, triagem e comercialização de resíduos sólidos do município de Paulo Afonso (papel branco, plásticos, metais, vidros e outros). Diariamente a ARPA recebe aproximadamente 136 toneladas de lixo, recicla 3% e destina 60% de matéria orgânica para produção de composto.

Como Associação de Responsabilidade Socioambiental, tem em seu espaço uma área destinada à produção de hortaliças agroecológicas, adubo orgânico e produção de mudas. Este espaço é utilizado para as atividades de educação ambiental, já que recebe visitas de Universidades, Escolas, Prefeituras e Instituições de diversas áreas, como uma Organização Social e Ecoprodutiva de Referência Nacional e Internacional.

Lá, sob a orientação da presidente da associação, Heliene Salvador, os alunos puderam conhecer as instalações e o passo a passo do trabalho realizado pelos associados. Após a visita técnica, os alunos presentearam todos os associados com cartões confeccionados por eles, o que causou muita emoção em todos eles.

Veja as fotos desta atividade.