Bazar Solidário

Trilha na Serra do Umbuzeiro

Porque somos todos azuis...

O dia da Conscientização Mundial do Espectro Autista aconteceu na última sexta-feira, no dia 31 de março, no colégio Montessori.

Uma emoção inigualável descreveu essa data: os pais (vestidos de azul) dos alunos descendo de seus carros, junto com seus filhos também trajando a camisa azul; todos os funcionários, professores, familiares, crianças e adolescentes vestindo a mesma cor. Parabenizamos toda a comunidade escolar por “vestir” essa campanha e tornar essa data mais marcante e especial.

O colégio vivenciou e trabalhou com o tema do espectro do autismo (TEA) nas salas de aula em todas as faixas de idade, desde o Grupo 2 (crianças de 2 anos), até o Ensino Médio; crianças e adolescentes participaram de aulas e contação de histórias específicas para sua maturidade.

O livro “O astronautista” de autoria da psicóloga escolar Julliana Nicácio foi contado e dramatizado pela equipe da Educação Infantil da instituição. Além disso, a história desse livro foi contada e trabalhada com todos os alunos do Ensino Fundamental I. Nesse seguimento, houve a culminância com “ a sessão de circo para os autistas”, na qual todas as crianças participaram desse evento teatral e puderam participar da mostra de artes dos alunos autistas do colégio: carrinhos, desenhos e predileções de objetos.

Nesse dia de conscientização e comemoração, ficou evidenciado o quanto somos todos iguais em respeito, acolhida e socialização de conhecimentos acerca do TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Somos todos diferentes e especiais, porque somos todos azuis! O Colégio Montessori parabeniza a participação e o engajamento de todos nessa campanha!

Jalane Maia, Psicóloga da Instituição