Próximo

Montessori é primeiro lugar no município e terceiro lugar na Bahia no DNA 2016

Próximo

Anterior

Formatura das turmas do 2º ano do Fundamental I no PROERD

Anterior

O psicólogo na escola. Qual a importância desse profissional no contexto escolar?

Por Jalane Moura Maia*

Um dos grandes problemas da sociedade atual é lidar com o campo das emoções. A instituição escolar não foge à regra e tem sido cenário para a instalação de muitas situações que vivenciamos nos últimos dias. A mudança nas relações humanas por conta da sociedade de consumo (ter em detrimento do ser) tem levado as pessoas a adoecerem com mais frequência, dando vazão a doenças psicossomáticas.

A escola, seja ela pública ou privada, tem sido palco dessas transformações e mudanças: perda da autoridade do professor, a ausência dos pais na educação dos filhos, a desestruturação familiar, medicalização da sociedade e da educação, problemas emocionais na infância e adolescência e violência escolar são os problemas mais recorrentes em que o psicólogo se depara na escola e se torna peça fundamental para desenvolver projetos de intervenção.

O psicólogo escolar que trabalha com um foco PREVENTIVO desenvolve projetos que envolve o tripé família-alunos-professores. Dada a peculiaridade das relações humanas ora citadas, muitas famílias necessitam de apoio e orientação psicológica para lidar com a educação de seus filhos e com os problemas que surgem no cotidiano.

Os alunos necessitam de uma escuta cuidadosa e orientação psicológica, quando há a necessidade, pois trazem consigo questões que, muitas vezes, não conseguem lidar. É costumeiro o acentuado número de crianças e adolescentes com problemas emocionais e que tem apresentado baixa tolerância a frustração. A falta de limites no espaço doméstico, a superproteção dos pais constitui num dos aspectos causais mais importantes para essa inabilidade em lidar com as frustações.

Os professores também necessitam de apoio e sustentação psicológica para lidar com a nova conjuntura de aluno e sociedade de consumo. Muitos profissionais se sentem sobrecarregados e adoecem com o excesso de trabalho, pois precisam alcançar de metas e saldos de aprendizagem.

No intuito de atender essa demanda, desde 2007 o Colégio Montessori possui um psicólogo escolar dentre seus profissionais, sendo pioneiro entre as escolas municipais a disponibilizar este serviço, entendendo que é de extrema importância desenvolver um trabalho de prevenção e orientação dentro da escola, priorizando a saúde mental e coletiva de seus agentes.

É importante lembrar que esse profissional não realiza TERAPIA dentro da escola e sim uma escuta diferenciada e observação ao comportamento dos estudantes, pois havendo a necessidade, este será encaminhado para ser atendido clinicamente no espaço extraescolar.

* Jalane Moura Maia é psicóloga escolar e clínica/ especialista em psicossomática, atua no colégio Montessori como psicóloga escolar há 9 anos. É licenciada em psicologia pela Universidade Federal da Bahia há 10 anos e é especialista em psicossomática. Atende em seu consultório particular na Clínica SALUD na Rua do Bom Conselho, 258, CHESF, 3281-7012.