Próximo

O Colégio Montessori saúda a passagem da Tocha Olímpica

Próximo

Anterior

Semana da Higiene – Cultivando bons hábitos de higiene

Anterior

Dia internacional da Criança Desaparecida

Dia 25 de maio é o Dia internacional da Criança Desaparecida. A data é marcada por manifestações em todo o mundo para chamar a atenção da população e do poder público ao drama do desaparecimento de crianças e adolescentes.

A instituição da data teve origem no dia 25 de maio de 1979, onde Ethan Patz, uma criança de 6 anos de Nova York desapareceu. Nos anos seguintes, pais, familiares e amigos reuniram-se para assinar o dia do seu desaparecimento e, em 1986, no dia 25 de maio, o ex-presidente dos Estados Unidos da América, Ronald Reagan, decidiu dedicar o dia a todas as crianças desaparecidas.

No Brasil, em fevereiro de 2010 a então Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR em parceria com o Ministério da Justiça - MJ e com o apoio do movimento social Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidas - ReDESAP, desenvolveram o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidas.
O Cadastro vem somar-se aos marcos normativos que resguardam os direitos humanos de crianças e adolescentes, conferindo-lhes prioridade absoluta, visando ampliar um esforço coletivo e de âmbito nacional para a busca e localização dos desaparecidos.

O Cadastro consiste em um banco de dados alimentado com informações sobre crianças e adolescentes desaparecidos, incluindo à imagem.

O Cadastro possibilita o registro, a consulta, e a difusão de informações sobre casos de desaparecimento em todo o país, além de marcar o envolvimento de agentes de Segurança Pública, Governos de Estado, Conselhos Tutelares e da sociedade no enfrentamento pleno da problemática.

Qualquer pessoa, instituição pública e privada com ou sem fins lucrativos pode registrar o desaparecimento de crianças ou adolescentes. Mas, é importante notificar a localização do desaparecido para atualização dos dados estatísticos.

Conheça o Cadastro aqui.

A polícia alerta que além de colocar as informações na internet, o mais importante é comunicar o desaparecimento às autoridades e fazer um boletim de ocorrência. Não é preciso esperar 24 ou 48 horas para se fazer a denúncia. Agir rápido pode aumentar muito as chances de encontrar a criança ou o adolescente.

O Colégio Montessori apoia essa causa.